Quem somos

O Antar Laboratório de Prótese Dentária lhe oferece as boas vindas. Um laboratório idealizado por Silvana Antar protética desde 1990, graduada no Colégio Flamingo em São Paulo. Atuou como estagiária, em seguida contratada por 4 anos no laboratório de prótese Luiz Kiyan. Retornando a Salvador fundou seu próprio laboratório em casa e atualmente instalado no Centro Médico da Graça em Salvador, Bahia. TPD 394/Ba Fonte de pesquisa:

terça-feira, 26 de julho de 2011

Placas

Placas para bruxismo (Placas de mordida)
O bruxismo foi definido em 1996, pela Academia Americana de Dor Orofacial como uma atividade parafuncional diurna ou noturna, incluindo apertamento ou ranger dos dentes. Em geral, acredita-se que o bruxismo do sono esteja envolvido na etiologia da dor nos músculos mastigatórios. Durante o diagnóstico e tratamento de diversos distúrbios funcionais do sistema mastigatório, o bruxismo tem sido apontado como um fator contribuinte e até mesmo etiológico; levando, muitas vezes, ao direcionamento das diversas medidas terapêuticas desses distúrbios no sentido da "eliminação" do hábito em si ou de suas conseqüências.

Um dos recursos disponíveis para o auxílio depacientes portadores de bruxismo é o uso de placas de mordida. A confecção de placas de mordida é um dos serviços disponibilizados pelo laboratório.
Imagens: reprodução

Placas para clareamento
A alteração da cor natural do dente ocorre na dependência de inúmeros fatores extrínsecos e intrínsecos. As manchas extrínsecas podem ser causadas pela ingestão de alimentos com corantes, pelo uso excessivo do fumo, por acúmulo da placa bacteriana e utilização de alguns tipos de medicamentos. Sua remoção depende de uma boa higienização ou de profilaxia feita em consultório odontológico.

Já as alterações de origem intrínseca, podem ocorrer devido a uma série de fatores: alterações na formação do dente, doenças ocorridas na mãe durante a gestação, trauma dental, mortificação pulpar, acesso inadequado à câmara pulpar, má utilização de fármacos e de materiais de preenchimento, fluorose e envelhecimento dos dentes. A correção destas manchas é feita por meio de tratamento clareador e/ou estético.

Uma das técnicas utilizadas para o clareamento dental é a aquela em que o próprio paciente carrega com gel clareador uma placa individualizada para com supervisão do seu dentista e é por isso intitulada: Técnica caseira supervisionada.

Para a utilização desta técnica, é necessária a confecção de uma placa de clareamento individual para o paciente. A seqüência técnica para confecção é:

· Moldagem do paciente

· Obtenção do modelo em gesso

· Aplicação do espaçador na face vestibular dos dentes em questão (fig 1);

· Confecção da placa por termo-modelagem (Fig 2 e 3);

· Recorte da placa e ajuste no modelo de gesso (Fig 4).

Após a confecção da placa, o cirurgião dentista observa a adaptação no consultório e orienta o paciente quanto ao uso do agente clareador.
Imagens: reprodução




Nenhum comentário:

Postar um comentário